Trabalhar Em Casa: 10 Passos Necessários Antes De Abrir Seu Negócio

10 Passos Necessários Antes De Abrir Seu Negócio

Não basta sonhar é preciso realizar

Se você está lendo esse artigo, já teve ter imaginado, algumas vezes na vida, como seria viver como aqueles que se sustentam a partir de seus sonhos. Milhões de pessoas ao redor do mundo acordam todos os dias e têm o prazer de viver dos próprios sonhos, porque conseguiram monetizar uma paixão, um hobby e realizar o sonho antigo de abrir o próprio negócio e trabalhar em casa ou em qualquer canto do mundo.

Pois bem, se você chegou até aqui, já deu o primeiro passo para iniciar a jornada do seu sonho de abrir um negócio trabalhando de casa. Este artigo é para você e para todos aqueles que querem o mesmo. Sabe aquele amigo que adora cozinhar e é bom nisso, aquela sua amiga que é criativa, o tio que conserta coisas – mas não sabem se podem viver do próprio sonho – esse guia também é para eles.

Você precisa quebrar o que está entre você e o seu sonho, quebrar o que te paralisa e enfraquece. Tenha certeza que ninguém está totalmente preparado para começar o seu negócio próprio, realizar o sonho de trabalhar em casa e mesmo para executar uma ideia nova. Dúvidas e incertezas fazem parte de qualquer sonho e da jornada de quem quer empreender.

Vencer o medo e começar a jornada, depende apenas do primeiro passo.

Toda caminhada começa com um pequeno passo. Começar pequeno, devagar e de forma constante é a chave para minimizar os riscos financeiros, evitar o pânico e fará com que a sua jornada seja rica de aprendizados e até mesmo muito divertida.

Todos os dias milhões de pessoas têm ideias incríveis que nunca são realizadas. Talvez você faça parte desse time, daqueles que acordam diariamente pensando em projetos que ainda não conseguiram realizar.

Nos momentos difíceis, de tensão, ou exaustão, eles vêm, mostrando que tudo poderia ser melhor se você apostasse neles. Então, o dia termina, o sol nasce no dia seguinte trazendo as obrigações do dia, e a sensação que fica é de que a vida não dá espaço para sonhos, correto? Errado.

A vida dá espaço para sonhos, para tirar projetos do papel, para deixar sua marquinha no mundo. No entanto, para isso, você precisa de um plano que se encaixe à sua realidade. Quem vive a angústia de saber que existe algo que tem vontade de fazer, mas tem dúvida de como isso funciona, pode se frustrar.

Ao mesmo tempo em que tenta abraçar o seu sonho ao ver tantos outros que sonharam, seguiram e deram certo, você desanima diante das mensagens negativas que recebe todos os dias de conhecidos que não apostam em seu talento ou até mesmo pelas redes sociais: “Está vendo? Melhor não inventar moda, fique aí no seu canto”.

Isso acontece porque o medo é como um vírus. Ele passa de um para o outro. Se você não tomar cuidado, adicionará à sua vida o medo dos outros. Tirar seu sonho da cabeça para sua vida deve ser uma revolução quieta e calma. Não permita que o medo vença a sua inteligência e capacidade.

Silencie a sua autocritica e a dos outros. Decidir apostar em uma ideia do zero, certamente será uma montanha russa de emoções, mas se você se permitir dar o primeiro passo verá que seus medos podem ser vencidos e que essa montanha russa também trará emoções boas.

Provavelmente o medo vem da ansiedade também. Nesse momento respire fundo e lembre-se, sempre, que você tem habilidades, conhecimento e muita vontade. É capaz. Coloque suas emoções a serviço dos seus sonhos. Afinal, será a sua ética no trabalho, motivação e paixão que irão determinar o sucesso do seu negócio. Não invente obstáculos, siga em frente.

O começo do seu negócio. Trabalhando em casa

Independente se você já tem uma ideia de negócio ou não, os passos que vamos ver nesse guia, são uteis para a fase de preparação e planejamento.

Agora, se você precisa de inspiração para decidir que tipo de negócio você pode iniciar, aqui tem 40 ideias legitimas para trabalhar em casa. 

Vamos lá!

1. As Perguntas Iniciais

Existem algumas perguntas que você deve responder antes de colocar a sua ideia em prática. Principalmente se a sua ideia de negócio é uma novidade, algo totalmente diferente dos seus trabalhos anteriores. Mas, se você quiser continuar dentro do mesmo nicho que atuava, essas perguntas são também um bom norte para você, elas podem inclusive orientar melhor a sua ideia.

  1. Você é especialista em algo?
  2. O que você pode oferecer?
  3. Você tem os conhecimentos necessários para competir no mercado que escolheu?
  4. Você que oferecer produtos ou serviços?
  5. Qual a região de abrangência do seu negócio?
  6. Você gosta do segmento que escolheu ou está pensando apenas em ganhar dinheiro?
  7. A sua ideia de negócio é uma moda passageira ou pode perdurar no mercado?
  8. Você precisa se associar a alguém ou irá trabalhar de maneira solo?
  9. Quais são as novas habilidades que você precisa para iniciar o seu negócio
  10. Sua casa está preparada para abrigar o seu escritório?

Responda com calma cada uma dessas perguntas e anote as respostas, enquanto você amadurece a sua ideia algumas respostas poderão mudar, e não há problema algum nisso, elas não devem ser verdades absolutas, devem ser uma forma de orientar a sua ideia.

2. Conheça O Seu Nicho – Os Consumidores

Nenhuma empresa, grande ou pequena pode ser tudo para todo mundo. E um caminho certeiro para o sucesso é encontrar um nicho específico, sempre há um ou mais segmentos pouco explorados ou até mesmo mal explorados. Se você investir um certo tempo entendendo o mercado e os vários nichos possíveis, poderá encontrar o lugar perfeito para o seu negócio.

Principalmente pequenos negócios podem se beneficiar de um nicho muito específico de consumidores, podem até mesmo conseguir se estabelecer como dominantes e uma referência do mercado.

3. Conheça Seus Concorrentes – O Mercado

Por melhor que seja a sua ideia de produto ou serviço, certamente você encontrará algum nível de concorrência. Você pode se lançar cegamente no mercado, mas essa é uma prática arriscada.

Conhecer seus concorrentes trará várias vantagens para o seu negócio:

  1. Você pode ter muitas ideias olhando para como e o que a concorrência faz;
  2. Sua concorrência está fazendo muitas coisas bem, mas provavelmente outras não;
  3. Conhecer a concorrência poderá indicar o nicho ideal para você, aquele em que eles não estão;
  4. Eles podem ser uma fonte de ideias;
  5. Eles também serão uma aula sobre o que não fazer.

4. Esteja Pronto(A) Para Vestir Todos Os Chapéus

Se você está começando o seu negócio em casa, provavelmente não pode investir uma grande soma de recursos financeiros e nem quer aportar todas as suas economias, não é mesmo? Para evitar isso provavelmente não vai contratar alguém para executar certas tarefas, pelo menos no início.

Isso significa que você terá que fazer as vezes de um time: atender telefone, agendar reuniões, falar com fornecedores e clientes, fazer o controle financeiro, verificar e responder e-mails, fazer o marketing e tudo, absolutamente tudo, que for relacionado ao seu negócio.

Portanto, reflita bem se você está ciente de todos os chapéus que terá que usar e se realmente vai dar conta do recado.

5. Faça Uma Análise Financeira Inicial

Você precisa nessa etapa, identificar os recursos financeiros para iniciar o seu negócio e trabalhar em casa. Para te ajudar indicamos que você faça algumas perguntas:

  1. De onde virá o capita para a fase de inicialização?
  2. Qual o potencial de ganho esperado?
  3. Quanto tempo você precisará para que seu negócio decole?
  4. Quais os custos iniciais e operacionais do seu negócio?
  5. Como você irá se manter até que o seu negócio comece a dar lucro?

As respostas detalhadas para essas perguntas irão te ajudar a planejar o seu negócio e a considerar as fontes de receita, de crédito e de investimento disponíveis para o seu tipo de negócio.

6. Pense Sobre A Estrutura Jurídica Do Seu Negócio

Saiba que a estrutura jurídica de um negócio que é eficiente para um tipo de empresa não necessariamente será para outra. As estruturas jurídicas devem cumprir as leis tributárias, a sua escolha vai determinar a forma como você paga seus impostos, mas não apenas isso.

Ela também terá impacto nos aspectos burocráticos do negócio, a sua responsabilidade pessoal e até mesmo as formas como poderá captar investimentos. Ainda que você não vá buscar investimentos na fase inicial poderá querer fazê-lo no futuro.

Cada uma das estruturas jurídicas poderá trazer vantagens e desvantagens, tudo irá depender das características do seu negócio. Você pode pesquisar sobre a melhor estrutura, mas se tiver muitas dúvidas, será melhor consultar um advogado.

7. Proteja A Sua Marca E A Sua Ideia De Negócio

Você precisa pensar na sua marca e proteger a sua ideia de negócio. Verifique com muita atenção se o nome que você quer utilizar está disponível, assim como o domínio para o seu site, marca comercial e até nome de usuário nas redes sociais.

8. Seja Flexível

Nessa fase inicial e mesmo durante toda a vida do seu negócio, flexibilidade é importante. No início, para que você não desista, mas vá adaptando as coisas, testando e validando a sua ideia. Reserve um bom tempo para pensar sobre tudo que você vai precisar para trabalhar em casa e para iniciar o seu negócio.

Mas seja flexível também quando o seu negócio entrar em operação, ajustes e até mesmo mudança de direção, são ações que você deve se preparar para tomar.

E quando seu negócio for um sucesso, mantenha-se flexível e pronto para mudanças. Existem muitos fatores que obrigam boas ideias e negócios a se reinventarem em determinados momentos.

9. Faça Uma Lista Das Suas Habilidades E Competências.

Se você se concentrar nos seus talentos, a chance do seu negócio ser um sucesso são maiores. Lembre-se das situações e momentos em que você foi capaz de fornecer valor nos seus trabalhos anteriores, que recebeu elogios e uma boa avaliação.

Se for preciso entre em contato com seus ex-chefes e colegas de trabalho e peça a eles para citarem habilidades que identificaram em você. Anote seus interesses e paixões tudo isso vai te ajudar a encontrar a melhor ideia de negócio para você. Vai garantir que você conheça suas forças e fraquezas.

Muitas das empresas domésticas mais bem-sucedidas e criativas nasceram de pessoas que avaliaram suas habilidades, paixões e interesses, e colocaram esses ingredientes nos seus empreendimentos. Não estavam pensando apenas no dinheiro, mas em encontrar algo que realmente trouxesse prazer a sua atividade profissional.

10. Cuide Da Sua SaúDe

Se por qualquer razão você anda negligenciando a sua saúde, evitando consultar um médico ou mesmo fazer seus exames de rotina. Pare agora mesmo e reveja sua atitude. Se você for começar a trabalhar em casa e abrir o seu próprio negócio deve lembrar que você é quem vai fazer tudo ou quase tudo e que provavelmente não tem alguém que poderá te substituir.

Seu corpo e sua mente são instrumentos importantes para o seu trabalho, então desde já adote alguns hábitos saudáveis, cuide-se, visite seu médico e garanta que esteja em dia com os cuidados necessários para se manter com saúde e disposição para seguir adiante na sua jornada.Se você está lendo esse artigo, já teve ter imaginado, algumas vezes na vida, como seria viver como aqueles que se sustentam a partir de seus sonhos.

Milhões de pessoas ao redor do mundo acordam todos os dias e têm o prazer de viver dos próprios sonhos, porque conseguiram monetizar uma paixão, um hobby e realizar o sonho antigo de abrir o próprio negócio e trabalhar em casa ou em qualquer canto do mundo.

O que mais?

Se você ainda deseja iniciar o seu negócio trabalhando de casa leia os artigos. Tem muitas dicas bacanas para você trabalhar em casa, tirar a sua ideia de negócio do papel e começar a sua jornada.

Fique bem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima