Trabalhar Em Casa: 16 Dicas Para Deixar Seu Espaço De Trabalho Adequado

16 Dicas Para Deixar Seu Espaço De Trabalho Adequado

Você vai evitar gastos com saúde, aumentar a produtividade e felicidade.

Mesmo antes da pandemia já existia uma crescente tendência ao trabalho remoto e claro que com a nova realidade, trabalhar em casa se tornou absolutamente necessário em virtude das medidas de isolamento social e contenção de novos casos de contaminação.

Para além das medidas de combate a pandemia, muitas empresas estão percebendo que podem economizar em várias áreas mantendo seus colaboradores em casa. Aluguel de escritórios, vale transporte, mobiliário, luz, água, equipe de limpeza e etc. Portanto, mesmo quando a pandemia retroceder, muitos de nós continuaremos a trabalhar em casa.

Você já deve ter percebido que para quem trabalha ou quer trabalhar em casa, também existem vantagens econômicas e pessoais. Não precisamos perder horas com deslocamento no trânsito caótico das grandes cidades, podemos economizar com alimentação e ainda desfrutar do conforto do nosso lar.

Se você já fez a conta sobre seus gastos com refeições fora de casa, percebeu que em geral esses custos são bastante altos, sem falar que sempre comemos mais do que precisamos nos buffets e restaurantes por quilo, não é mesmo?

Sem contar que você vai se distanciar da chateação daquelas discussões típicas de escritórios onde compartilhamos salas. Um quer o ar condicionado a todo vapor o outro quer que desligue. Aquele seu colega espaçoso que sempre invade o seu espaço e fala super alto ao telefone.

Uma outra vantagem, é que você pode organizar o seu dia com mais liberdade, mas é claro que precisa de uma boa dose de disciplina e comprometimento.

Sim, existem vantagens, mas também existem desafios. Preparar a sua mente para que saia do “modo estou em casa” e entrar no “modo estou no trabalho” pode ser um desafio. O seu sofá vai te chamar, a sua cama te convidar a deitar mais um pouquinho, principalmente se estiverem apenas a poucos passos de distância.

Mas com resistir a tudo isso?

Como você poderá organizar o seu espaço de trabalho para que ele fale mais alto com você do que o sofá e a cama?

Independentemente se você já trabalhava em casa ou se essa é uma realidade nova, você precisa avaliar se o seu espaço de trabalho está adequado a sua saúde, produtividade e se produz felicidade, sensação de conforto e inspiração.

Para ajudar a preparar ou adequar o seu espaço, selecionamos 15 super dicas para que você trabalhe em casa com muita disposição e entusiasmo, mas acima de tudo cuidando, ao mesmo tempo, da sua saúde física e mental.

Nosso corpo e mente são nossos instrumentos de trabalho e é preciso cuidar de ambos com muito amor. E você vai descobrir que pode ser muito divertido cuidar e planejar o seu espaço de trabalho deixando-o do jeito que prefere e com a sua cara.

Ah, uma última coisa antes de irmos para as dicas. Se você quer começar a trabalhar em casa por conta própria e ainda não tem ideia do que fazer, em qual segmento atuar, nós listamos 40 dicas de como ganhar dinheiro trabalhando em casa.

1. O começo de tudo. Um espaço dedicado.

Tudo que você precisa é escolher um local dedicado a ser o seu espaço de trabalho em casa. Ele poder ser qualquer local, desde que seja possível instalar uma mesa de trabalho, tomadas acessíveis para o computador e luminária. Falaremos mais sobre esses itens mais a frente.

Voltando ao seu espaço dedicado, você deve observar se consegue de alguma maneira garantir uma certa privacidade, por exemplo se tem uma porta para quando tiver que falar ao telefone ou participar de alguma reunião remota, e que de preferência não esteja na rota de passagem dos seus familiares, caso more sozinha(o) isso se tornará mais fácil. Mas em ambos os casos você pode transformar o quarto de hospedes no seu espaço, ou mesmo o seu próprio quarto, claro desde que você consiga resistir a sua cama!

2. Tenha uma boa mesa de trabalho.

 

A sua mesa de trabalho precisa ser adequada a sua altura, por isso mesas com regulagem de altura podem ser uma boa opção, caso você vai comprar uma verifique na loja mesmo se ela está adequada para sua estatura. Não tenha vergonha e peça ajuda aos vendedores ele poderão te ajudar a escolher a melhor para você.

Um outro ponte que você deve observar, é que tipo de computador você usa no seu trabalho em casa, é um desktop ou laptop, no segundo caso poderá ser preciso adquirir um suporte que eleve o seu notebook evitando uma posição incorreta de trabalho.

3. Por amor a suas costas tenha uma cadeira ergonômica.

 

A sua cadeira é o lugar que você passará muitas horas e deve evitar sobrecarregar a sua lombar e o seu pescoço. Você já deve ter sofrido de dor nessas regiões por causa de uma postura incorreta e que antes eram apenas uma dor suportável e que com o tempo se transformaram em algo que afetava a sua saúde e produtividade. Pois bem, escolher uma cadeira adequada e ergonômica vai evitar esse tipo de transtorno. E como vimos acima, economizar com ortopedista e massagistas, além claro de garantir que você tenha conforto durante o seu trabalho.

Mas por melhor que seja a sua cadeira não esqueça de tempos em tempos levantar-se alongar as costas e relaxar seus dedos evitando lesões por repetição de movimento.

Pesquisas sobre ergonomia apontam que o uso de cadeiras adequadas tem menos sintomas negativos ao longo do dia e podem aumentar em até 17,7% a produtividade.

4. Cuidando das suas mãos. Tenha um teclado ergonômico.

https://unsplash.com/photos/XK-m7wVUgLs

Os nossos dedos e pulsos sofrem muito com horas e horas digitando ou mesmo fazendo movimentos repetitivos como rolar o seu feed nas redes sociais. E tudo que você não precisa é desenvolver uma tendinite ou a temida síndrome do túnel de carpo.

Estudos apontam que teclados adequados diminuem em até 44% os níveis de risco de desenvolver problemas nas mãos e pulsos.

Assim com você deve se levantar e alongar suas pernas e coluna, faça isso com suas mãos também, essa prática aliada a um teclado ergonômico vão garantir a sua saúde e como vimos acima evitar gastos com médicos e remédios.

5. Música pode ajudar. Escolha alto-falantes de qualidade.

Música exerce um poder extraordinário sobre nossas emoções. A música pode relaxar, te deixar feliz e até mesmo um pouco sensível. Por isso a sua play list deve ser adequada aos sentimento que precisa sentir durante o trabalho. Música instrumental, instrumentos e ritmos cativantes são muito bons para ajudar a manter a suas emoções em alta enquanto trabalha.

Mas bons alto falantes também podem te ajudar a ouvir melhor o que as pessoas falam durante uma reunião online. Mas lembre-se que se for algum assunto confidencial será melhor usar fones de ouvido

6. Iluminação adequada para a saúde dos seus olhos.

 

Se o seu lar tem uma boa iluminação natural deixe a luz entrar. Abra as persianas e cortinas. Estudos revelam que a luz natural é benéfica para a saúde.

Por outro lado, ambientes de pouca iluminação podem a longo prazo prejudicar a sua visão. Se o seu espaço de trabalho não tiver boa iluminação você deve recorrer a uma boa luminária.

Uma boa iluminação é fundamental para evitar sobrecarregar seus olhos e principalmente evitar que a única luz seja a da tela do seu computador, seu cérebro vai te agradecer por isso.

7. Economizando seu preciso tempo.

Assistentes inteligentes podem ser muito uteis para você organizar várias tarefas. Organizar as pequenas coisas do dia a dia podem fazer você se perder no tempo e esquecer de fazer as coisas mais importantes, prioritárias.

Esse tipo de tecnologia faz as vezes de um assistente administrativo, só que são virtuais. O mercado oferece uma gama enorme deles, você deve pensar exatamente em quais tarefas diárias necessita de ajuda ou que precisa ganhar tempo para realizar.

Eles podem ajudar você a trabalhar em casa equilibrando perfeitamente produtividade e conforte. Você pode usar os assistentes virtuais para te lembrarem de reuniões, fazer chamadas, alarme, programar o recebimento de notícias, lembretes em geral e até controlar dispositivos de luz, musica e ar condicionado.

8. Alongue para evitar dores. Tenha um tapete para ioga.

Por mais confortáveis que sejam a sua mesa e cadeira, você deve levantar-se de duas em duas horas e se alongar por cerca de 10 minutos. Esses tapetes são muito práticos e fáceis de guardar.

Como trabalhamos por no mínimo 8 horas, mesmo trabalhando em casa, ficamos muito tempo sentados e essa certamente não é a melhor posição para o nosso corpo. O corpo sempre prefere o movimento então dê a ele esse prazer.

Além do mais essa é uma das vantagens de trabalhar em casa. Você pode se esticar no tapete sem que ninguém olhe com espanto para você, não acho que seria possível fazer isso no seu antigo escritório, não é?

Alongue-se, aproveite esses minutinhos que vão ajudar o seu corpo e mente. Essas são as pequenas coisas que podemos fazer pelo nosso bem-estar.

9. Quadro para sua criatividade.

 

A maior parte do trabalho que realizamos é em nossos computadores certo? Mas existem tarefas que são melhores se realizadas em um quadro e se você não tiver espaço em uma parede, pode pintar uma porta e utilizar com quadro.

Essa é uma alternativa deliciosa para sair um pouco do computador. Incorporar um quadro branco no seu espaço de trabalho pode ser muito útil para anotar ideias, rabiscar frases criativas, escrever esboços e até frases para inspirar seu dia.

Mapas mentais para organizar ideias são muito mais fáceis de fazer em um quadro branco. A extensão do quadro permite fazer a conexão entre ideias e palavras. Se você não tem um, pense seriamente nisso.

10. Melhore o seu humor. Tenha plantas no seu espaço de trabalho.

 

Estar cercado de plantas faz bem a saúde elas têm mesmo uma presença terapêutica, já comprovada pela ciência. Além disso elas trazem cor e luz para os ambientes.

Estudos revelam que trazer plantas para os espaços de trabalho ajudam a gerenciar o stress e que podem aumentar a produtividade em até 15%. As plantas. Você não precisa transformar o seu espaço em uma floresta, basta um ou dois vasos com flores ou vegetação serão suficientes.

Mas se você é aquele tipo de pessoa que não consegue cuidar de uma simples plantinha, não se preocupe, para tudo tem solução. Existem muitas plantas que exigem baixa manutenção e são muito reistentes.

11. Seu sustendo vai depender disso. Tenha uma boa internet e um roteador wifi.

Nada incomoda mais quem trabalha em casa do que uma conexão de internet ruim, não é mesmo? A conexão ruim e sem um roteador bom você terá problemas como lentidão para baixar materiais online e nas chamadas de vídeo.

É essencial que você tenha velocidade para se conectar e que possa acessar a internet de qualquer lugar da sua casa

12. A tecnologia tem que te ajudar. Tenha um computador rápido.

Certamente para qualquer tipo de trabalho em casa você vai precisar de um computador que seja veloz e adequado as funções e demandas diárias que você executa. Usa programas para editar vídeos, precisa de muita memória, de um navegador rápido, usa muitos aplicativos ao mesmo tempo?

Mas se um computador completamente novo não estiver no seu orçamento, ou mesmo se o seu atual ainda aguenta o tranco, pense em dar um upgrade no seu e garanta que ele tem tudo que você precisa.

13. Aumente a sua produtividade. Tenha um segundo monitor.

Se o seu trabalho em casa exige a criação de extensos documentos, tabelas de excel, relatórios e tradução de matérias. Ter um segundo (e grande) monitor pode ajudar você na execução de relatórios e economizar um monte de tempo entre abrir e fechar as janelas e abas.

14. Não fique sem bateria. Tenha acessórios de carregamento. 

A maioria de nós está conectado o tempo todo e em vários dispositivos ao mesmo tempo. É importante você garantir que tenham energia da bateria suficientes para não te deixarem na mão.

É aqui que entra os acessórios de carregamento, são verdadeiros aliados, tem várias portas de entrada e recursos de carregamento rápido que acomodam dispositivos diversos. Uma outra razão é que se apesar da maior parte do seu trabalho é em casa, alguns de nós viajam a trabalho, aí então é que esses acessórios passam a ser vitais.

15. Aviso aos navegantes. Tenha uma placa de aviso na porta.

 

Se você mora com familiares ou amigos é importante que eles saibam que não podem te interromper, uma maneira fácil e simpática de fazer isso é ter uma placa na sua porta sinalizando se eles podem te chamar ou não.

Sabe, como quando estamos em um hotel e penduramos na maçaneta da porta um aviso “de não perturbe”. Todos vão compreender e com certeza evitará desentendimentos por não respeitarem seus horários.

Essa é muito divertida, você mesmo pode fazer a sua placa e os dizeres. Use a sua criatividade para que ela fique simpática.

16. Se tem um amigo pet, tenha um lugar para ele no seu espaço de trabalho.

Se você tem um animal de estimação, sabe que eles adoram a nossa companhia e nós a deles. Passando muito tempo em casa é gostoso desfrutar do prazer e calma que eles trazem, assim como as plantas eles também são terapêuticos.

Reserve um espaço para ele ficar perto de você, a caminha e um pote de água são suficientes para que eles desfrutem da sua companhia. E caso fique estressado(a), pare por alguns minutos e afague seu bichinho. Acariciar um animal, ou mesmo o ronronar de um gato no seu colo podem até baixar a sua pressão.

Lar doce Lar. Trabalhe em casa com conforto, aumente sua produtividade e aumente a sua felicidade.

O seu espaço de trabalho deve ser uma representação de quem você é, deve ser um espaço produtivo, confortável e inspirador. Faça dele um lar dentro do seu lar. Decore com objetos que goste, disponha fotos dos amigos e familiares, enfim reúna tudo aquilo que é importante para você e faça seu espaço de trabalho ter a sua cara. Não importa se é grande ou pequeno, importa que se torne um lugar aconchegante.

E se precisar de ideias para começar a trabalhar em casa veja aqui como ganhar dinheiro trabalhando em casa (40 ideias legítimas)

Fique bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima